Por conta dessa característica, o próprio grão e produtos derivados são ótimas escolhas para pessoas com algum tipo de restrição alimentar
27/09/2024
Tradicionalmente presente nas principais refeições de inúmeros brasileiros, o arroz é diretamente relacionado à energia, dado que é um dos principais carboidratos que pode ser ingerido. No entanto, além de seus benefícios nutricionais, o grão apresenta ainda outra vantagem: é hipoalergênico. Esse benefício, pouco conhecido, permite que pessoas com algum tipo de restrição alimentar continuem com versatilidade na cozinha a partir do grão e outros produtos derivados.
Além de ser uma combinação ideal para diversos acompanhamentos, o cereal é essencial para o bom funcionamento do organismo. Segundo a nutricionista Vanessa Costa Berardinelli, os produtos feitos a partir do arroz também desempenham papéis importantes, principalmente para pessoas com algum tipo de restrição alimentar. "Essas opções são ótimas para integrarem a rotina alimentar, principalmente para usar como substituto de produtos com a presença de trigo", afirma.
Atentas às necessidades dos consumidores, as indústrias cerealistas catarinenses possuem um papel fundamental e indiscutível na economia e na inovação alimentar, na visão do presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli. Principalmente pelo fato de essas empresas proporem novas soluções ao mercado, transformando um simples grão em uma variedade de produtos, que vão desde bebidas vegetais e massas até biscoitos e farinhas.
“Nossos associados desempenham um papel vital não apenas na diversificação dos produtos à base de arroz, mas também na garantia de sua segurança e qualidade. Os processos de produção e controle de qualidade empregados em cada uma das empresas garantem que os produtos sejam seguros para o consumo, demonstrando todo o comprometimento com o consumidor”, ressalta Rampinelli.
Uma troca que traz segurança
Com uma simples substituição, o público tem acesso a um cardápio diversificado, saboroso e que dificilmente causará desconforto gástrico. "Ter uma variedade alimentar é essencial. Levando isso em consideração, é interessante que a população, até mesmo quem não possui sensibilidade ou alergia ao glúten, aposte nessas preparações com base no arroz. Sempre, claro, dentro de refeições completas com a presença de outros alimentos fontes de proteínas, gorduras e fibras", explica a nutricionista.