Ler mais

   Institucional
 
Institucional - Histórico

Presidente:
Roland Harold Dornbusch

Secretário:
Rodolfo F. Hufenussler

Tesoureiro:
Wander Weege

Conselho Fiscal Efetivos: 
José Buzzi 
Eugênio Nardelli 
Ari de Souza

Suplentes:
Ervino Prade 
Rodolfo Pamplona
Nereu Bramorski

Esta primeira Diretoria Provisória que atuou até o início de 1975, teve por objetivo angariar associados, difundir a existência da associação e reivindicar os direitos da classe.
Também, pelo que consta das atas das reuniões engajou-se na reivindicação de melhores formas de financiamento tanto para o agricultor, quanto para o beneficiador, convidando para tanto, o gerente do Banco do Brasil de Jaraguá do Sul para assistir as reuniões da Associação.
Nota-se pelas atas das reuniões que a Associação sempre defendeu preços justos do arroz, tanto para o agricultor quanto para o beneficiador e compatíveis com o mercado, combatendo a concorrência desleal e danosa e a sonegação de impostos.
Consta também nas mesmas atas a presença de representantes do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina aos quais se reivindicava assistência técnica ao agricultor no plantio do arroz e fornecimento de sementes selecionadas para melhorar a qualidade, produtividade e rentabilidade.
Esta primeira diretoria, apesar de ser provisória, atuou até início de 1975 e, por ter sido o seu Presidente Sr. Roland H. Dornbusch eleito deputado estadual, deixou o mesmo cargo à disposição. Em data de 28 de maio de 1975 às 20 horas no Salão Paroquial de Ascurra, os associados, por convocação do conselheiro Sr. José Buzzi, reuniram-se para tratar de assuntos de interesse da classe e para eleger a Nova Diretoria. Pelo que consta da ata a reunião foi coordenada pelo próprio Sr. José Buzzi, estando presente o presidente demissionário Sr. Roland Dornbusch que, tomando da palavra agradeceu o apoio recebido de todos durante os anos que esteve à testa da associação e que deixa o cargo à disposição, renovando o desejo de ser eleita Nova Diretoria. Ainda, pelo que consta na mesma ata, após terem sido mencionados vários nomes, deu-se início à eleição, cujos resultados foram os seguintes:
 
  Presidente   Alberto Nardelli
  Vice Presidente   José Buzzi
  Secretário   Hans Fritsche
  Tesoureiro   Tercílio Ferrari
  Conselheiros
  Afonso da Silva
  Amadeu Testoni
  Antônio Zanguelini
  Dorval Pamplona
  Herbert da Cia. Jensen
  Juvenal Reis
  Osni Fachini

Eleita e empossada a Nova Diretoria, por seu Presidente, o empresário Sr. Alberto Nardelli agradeceu as manifestações de apoio de todos e afirmou que daria o melhor de si para a solução dos problemas da classe.
Pelo que consta lavrado nas atas das reuniões e pelo que o próprio presidente Alberto Nardelli afirma, esta segunda Diretoria trabalhou com afinco para manutenção daquilo que a associação já havia alcançado e solução de outros problemas, como o tabelamento do preço do arroz, assunto inclusive, relevante, desta reunião em que os associados se manifestaram pela exclusão do tabelamento do arroz macerado de Santa Catarina, assim como foi o malequizado do Rio Grande do Sul.
Outro assunto levantado na mesma reunião foi a uniformização da pesagem do saco de arroz para 50 kg por saco, pois, em Santa Catarina predominava o peso de 45 kg por saco.
Também o presidente Alberto Nardelli pugnou pela necessidade de ser descontada a umidade excessiva.
A transformação da Associação em SINDICATO foi outro trabalho iniciado pelo presidente Alberto Nardelli, cuja realização, contudo, veio a se concretizar na gestão seguinte.
A situação dos Engenhos de Arroz de Santa Catarina, que é, a de todos os associados foi uma preocupação do presidente Nardelli. Por isso, os alertava para fazerem cálculos sérios, pois, se assim não procedessem, muitos associados, talvez, não se fariam mais presentes a estas reuniões, conforme está lavrado na ata de 08 de março de 1979.
O Sr. Alberto Nardelli esteve como Presidente da Associação até 1º de março de 1985, porém, já na reunião do dia 18 de outubro de 1977 quando fez a prestação de contas de sua gestão, disse que seu mandato havia findado e que não aceitava ser reeleito. Porém, por insistência dos associados e por sugestão do plenário dos mesmos e já que se estava pleiteando a transformação da Associação em Sindicato, foi insistido para que permanecesse a mesma Diretoria até que fosse reconhecida como Sindicato. Na reunião do dia 27 de dezembro de 1983 o Sr. Nardelli retornou a reclamar pela eleição de Nova Diretoria, tendo em vista que a atual já estava há oito anos no comando..
Mas somente em data de 15 de fevereiro de 1985 procedeu-se a eleição da Nova Diretoria que tomou posse em data de 1º de março de 1985 e que era assim constituída:
 
  Presidente   Arcelino Antônio Poffo
  Vice Presidente   Alberto Nardelli
  Secretário   Antônio Roberto Dalfovo
  1º Tesoureiro   Sinésio Eccel
  2º Tesoureiro   Jaime Franzner
  Suplentes   Maurício da Silva
  Fernando Staak
  Eugênio Voldt,
  Nelson Viviani
  Valdir Kohler
  Conselho Fiscal   Henning Jonk
  Irineu Manke
  Hans Fritche

Conforme declarações do Presidente Sr. Arcelino Antônio Poffo, na sua gestão trabalhou e conseguiu realizar a transformação da Associação em Sindicato.
Também lutou e obteve a definição das normas de apresentação do arroz consubstanciadas na portaria 269/88, bem como lutou e conseguiu a manutenção do processo estufa como processo de parboilização.
Em data de 28 de maio de 1986 foi assinado pelo Ministro do Trabalho Almir Pazzianotto Pinto e reconhecida a Associação dos Profissionais de Indústria do Arroz do Estado de Santa Catarina, como SINDICATO.
Em data de 12 de setembro de 1986 foi eleita a primeira Diretoria do agora SINDICATO, que, propriamente ficou a mesma, ou seja:
 
  Presidente   Arcelino Antônio Poffo
  Vice-Presidente   Alberto Nardelli
  Secretário   Antônio Roberto Dalfovo
  1º Tesoureiro   Sinésio Eccel
  2º Tesoureiro   Jaime Franzner
  Suplentes   Maurício da Silva
  Fernando Staak
  Eugênio Boldt
  Nelson Viviani
  Valdir Kohler
  Conselho Fiscal
  Efetivos   Juvenal I. dos Reis
  Tercílio Ferrari
  Wigando Bachmann
  Henning Jonk
  Irineu Manke
  Hans Fritsche

Por motivos de doença o Presidente Arcelino Antônio Poffo deixou a Presidência, tendo o substituído o Vice Alberto Nardelli, que, em seguida e por motivos particulares também deixou a Presidência, assumindo o cargo, então, o Secretário Antônio Roberto Dalfovo.
Esta Diretoria, agora, do SINDARROZ-SC atuou até 30 de setembro de 1989, quando em 1º de outubro de 1989 tomou posse a segunda Diretoria eleita em data de 1º de setembro de 1989 e que era assim constituída:

  Presidente   Antônio Roberto Dalfovo
  Vice-Presidente   Jaime Franzner
  Secretário   Carlos Alberto Pereira
  1º Tesoureiro   Maurício José da Silva
  2º Tesoureiro   Sinésio Eccel
  Suplentes   Fernando Staak
  Márcio Pereira
  Francisco C. Soares
  José H. Mezzari
  Abel Olivo Netto
  Conselho Fiscal
  Efetivos   Juvenal I. dos Reis
  Tercílio Ferrari
  Argemiro Nunes
  Henning Jonk
  Irineu Manke
  Rui Viviani
  Antônio Roberto Dalfovo
  Alberto Nardelli
  Suplentes   Jaime Franzner
  Sinésio Eccel

Presidente Jaime Franzner Vice-Presidente Sinésio Eccel Secretário Alberto Nardelli 1º Tesoureiro Marcio Pereira 2º Tesoureiro Silvério Orzechowski Suplentes Argemiro Antonio Nunes
Antônio Zanghelini
José Henrique Mezzari
Curt Otto Weller Conselho Fiscal Efetivos Antônio Roberto Dalfovo
Abel Olivo Neto
Maurício José da Silva Suplentes Jaime Franzner
Sinésio Eccel Delegados Representantes Efetivos Jaime Franzer
Sinésio Eccel Suplentes Juvenal Indalício dos Reis
Tercílio Ferrari Presidente Sinésio Eccel Vice-Presidente Sílverio Orzechowski Secretário Antonio Roberto Dalfovo 1º Tesoureiro Jaime Franzner 2º Tesoureiro Alberto Nardelli Suplentes Abel Olivo Neto
Alceu Roberto Poffo
Dorvalino Gonzaga
Gilberto Luiz Canella Conselho Fiscal Efetivos José Henrique Mezzari
Valdeci Juarez Rampinelli
Curt Otto Weller Suplentes Oraldo Manfredini
Francisco Carlos L. Soares
Ademir Jacomo Bez Batti Delegados Representantes Efetivos Sinésio Eccel
Antonio Roberto Dalfovo Suplentes Silvério Orzechowski
Jaime Franzner Presidente Lauro José Toledo dos Santos Vice-Presidente Maurício José da Silva Secretário Miguel Rech 1º Tesoureiro Jaime Franzner 2º Tesoureiro Abel Olivo Neto Suplentes Maury Santos Júnior
Eder Nardelli
Idair Citadin
Oracy Olivo Conselho Fiscal Efetivos Sinésio Eccel
Alberto Nardelli
Antonio Roberto Dalfovo Suplentes Gilberto Luiz Canella
Márcio Nunes Bristot
Elusa da Silva Gonçalves Delegados Representantes Efetivos Lauro José Toledo dos Santos
Antonio Roberto Dalfovo Suplentes Alberto Nardelli
Silvério Orzechowski Na gestão 2001 à 2004 a sede permaneceu em Blumenau, porém a formação da diretoria sofreu algumas alterações confome segue:
 
  Presidente   Lauro José Toledo dos Santos
  Vice-Presidente   Alceu Poffo
  Secretário   Miguel Rech
  1º Tesoureiro   Jaime Franzner
  2º Tesoureiro   Abel Olivo Neto
  Suplentes   Argemiro Nunes
  Maury Santos Junior
  José Henrique Mezzari
  Conselho Fiscal
  Efetivos   Antonio Roberto Dalfovo
  Sinésio Eccel
  Alberto Nardelli
  Suplentes   Vanir Zanatta
  Cláudio Luiz Letti
  Afonso  Zimath
  Delegados Representantes
  Efetivos   Lauro José Toledo dos Santos
  Jaime Franzner
  Suplentes   Antonio Roberto Dalfovo
  Ana Elizabeth Dalbem

Presidente Jaime Franzner Vice-Presidente Maury Santos Júnior Secretário Silvério Orzechowski 1º Tesoureiro Sinésio Eccel 2º Tesoureiro Vitor Zatta Suplentes
Renato Franzner
Abel Olivo Neto
Vanir Zanatta Conselho Fiscal Efetivos Valmirê Possamai Della
Alceu Poffo
José Rodolfo Schmitt Suplentes Oraci Olivo
Dionísio Bressan
Círio Martini Delegados Representantes Efetivos Jaime Franzner
Lauro José Toledo dos Santos Suplentes Sinésio Eccel
Arcelino Poffo
A sede do Sindicato retornou à Jaraguá do Sul, junto ao Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, CEJAS, também por conta de parte da Diretoria ser da região. Aos oito dias do mês de agosto de dois mil e sete, às dez horas na sede do sistema FIESC, sito a Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Bairro Itacorubi, Florianópolis, o Senhor Jaime Franzner, na qualidade de Presidente do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catarina, perante convidados e associados, declara que em pleito realizado neste dia, elegeu-se a nova diretoria para o exercício administrativo de vinte e cinco de agosto de dois mil e sete a vinte e quatro de agosto de dois mil e dez, de conformidade com os Estatutos Sociais vigentes, assim constituída:
 
  Presidente   Jaime Franzner
  Vice-Presidente   Maury Santos Júnior
  Secretário   Silvério Orzechowski
  1º Tesoureiro   Alceu Roberto Poffo
  Suplentes   Vitor Zatta
  Renato Franzner
  Abel Olivo Neto
  Vanir Zanatta
  Conselho Fiscal
  Efetivos   Quintino Dagostin Filho
  Dionísio Bressan
  José Rodolfo Schmitt
  Suplentes   Oraci Olivo
  Ademar da Silva
  Lúcia de Lucca Germann
  Delegados Representantes
  Efetivos   Jaime Franzner
  Maury Santos Júnior
  Suplentes   Silvério Orzechowski
  Alceu Roberto Poffo

Em Assembléia Geral Ordinária realizada aos dezoito dias do mês de agosto de dois mil e dez, às dez horas na sede do sistema FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, sito a Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Bairro Itacorubi, Florianópolis – Santa Catarina, foi eleita e empossada a nova diretoria para o exercício administrativo de vinte e cinco de agosto de dois mil e dez a vinte e quatro de agosto de dois mil e treze, de conformidade com os Estatutos Sociais vigentes, assim constituída:

  
  Presidente   Maury Santos Júnior
  Vice-Presidente   Jaime Franzner
  Secretário   Alceu Roberto Poffo
  1º Tesoureiro   Silvério Orzechowski
  Suplentes   Quintino Dagostin Filho
  Vitor Zatta
  José Rodolfo Schmitt
  Marcio Nunes Bristot
  Conselho Fiscal
  Efetivos   Renato Franzner
  Oraci Olivo
  Abel Olivo Neto
  Suplentes   Valmire Possamai Della
  Lúcia de Lucca Germann
  Vanir Zanatta
  Delegados Representantes
  Efetivos   Maury Santos Júnior
  Silvério Orzechowski
  Suplentes   Jaime Franzner
  Alceu Roberto Poffo
 
Em Assembléia Geral Ordinária realizada aos três dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, às nove horas e trinta minutos, no Hotel Slaviero Executive Via Catarina, sito à Rua Atilio Pagani, nº 300, na cidade de Palhoça - SC, foi eleita e empossada a nova diretoria para o exercício administrativo de vinte e cinco de agosto de dois mil e treze, devendo se encerrar em vinte e quatro de agosto de dois mil e dezesseis, de conformidade com o Estatuto Social vigente, assim constituída:

  Presidente  Maury Santos Júnior
  Vice-Presidente  Jaime Franzner
  Secretário  Harry Dorow
  1º Tesoureiro  Silvério Orzechowski
  Suplentes  Valmirê Possamai Della
  Quintino Dagostin Filho
  Vitor Zatta
  Marcio Nunes Bristot
  Conselho Fiscal
  Efetivos  Renato Franzner
  Oraci Olivo 
  Abel Olivo Neto
  Suplentes  Darlei Constante Piseta
  Dayse Mara Santos Amorim
  Vanir Zanatta
  Delegados Representantes
  Efetivos  Maury Santos Júnior
  Silvério Orzechowski
  Suplentes  Jaime Franzner
  Abel Olivo Neto

Em Assembléia Geral Ordinária realizada aos vinte e um dias do mês de julho do ano de 2016, às nove horas, no Hotel Slaviero Executive Via Catarina, sito à Rua Atilio Pagani, nº. 300, Palhoça – SC, foi eleita e empossada a nova diretoria para o exercício administrativo de vinte e cinco de agosto de dois mil e dezesseis devendo se encerrar em vinte e quatro de agosto de dois mil e dezenove, de conformidade com o Estatuto Social vigente, assim constituída:

  Presidente  Silvério Orzechowski
  Vice-Presidente  Walmir Rampinelli
  Secretário  Maury Santos Junior
  1º Tesoureiro  Jaime Franzner
  Suplentes  Harry Dorow
  Abel Olivo
  Diógenes Mendes
  Afonso Possamai Della
  Conselho Fiscal
  Efetivos  Arlindo Manenti
  
Renato Franzner
  Marcelo Peruchi
  Suplentes  Valmirê Possamai Della
  Vitor Zatta
  Dionísio Bressan
  Delegados Representantes
  Efetivos  Silvério Orzechowski 
  Walmir Rampinelli
  Suplentes  Jaime Franzner
  Maury Santos Junior
 
  Site visitado 1.655.126,00 vezes desde 22/02/2007